segunda-feira, 13 de junho de 2011

TELÊMACO É PENTACAMPEÃ DO DIA DO DESAFIO



Pela quinta vez consecutiva a comunidade telemacoborbense se une, acredita no lema de que você se mexe e o mundo se mexe junto e ganha à disputa do Dia do Desafio, desta feita do município de Malacatán Estado de San Marco da Guatemala.
A competição que este ano teve a participação de 22 países e 4.023 cidades e é uma motivação à prática de atividade física e o prêmio para cada cidade é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável.
Para o pleno envolvimento de todos os seguimentos e planejamento das ações no intuito de conscientização da população no dia 20 de maio no anfiteatro da Casa da Cultura foi realizada a reunião de lançamento, oportunidade em que foram traçadas as estratégias para o evento que foi realizado no dia 25 de maio, última quarta feira do mês, “Dia do Desafio”.
A exemplo dos anos anteriores, no dia 25, a maior concentração foi na Praça da Casa da Cultura onde às 8 horas houve o pronunciamento das autoridades e a caminhada do barulho com aproximadamente 800 pessoas vindas da Escola Marcelino Nogueira, SESI, Conselheiro Zacarias, APAE, Secretaria de Educação.
Durante o dia realizaram-se diversas atividades como a Parede de escalada, corda bamba, passeios de caiaque, cama elástica, piscina de bolinha e outras atividades recreativas.
A Secretaria de Saúde que em todos os postos realizou várias atividades, na Praça da Casa da Cultura promoveu testes de Glicemia e aferição da pressão arterial.
Como atração, aconteceu o concurso de “O Cão Mais Bonito”, que teve como vencedor o Cão Ciborg da raça mastin napolitano.
As atividades na Praça se encerraram às 19 horas com apresentação musical do valor local Batista e Show com a dupla Jean e Danny.
 Além da Praça da Casa da Cultura e dos Postos de Saúde, a comunidade num todo esteve envolvida, principalmente as escolas com seus alunos fazendo atividades e algumas empresas dedicando momentos para ginástica laboral.
Este envolvimento fez com que Telêmaco atingisse a incrível marca de 81,26 % dos habitantes que participaram contra 64,93% do município guatelmatelco.
A Coordenação de todos os trabalhos foi realizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Recreação envolvendo as demais secretárias e para o secretário Amauri Pukanski, a cidade mais um vez teve toda a comunidade unida para esta conquista. “Mais uma vez Telêmaco deu demonstração da sua força de se mobilizar em torno de um objetivo comum e isto nos leva a crer que destas ações centralizadas no Dia do Desafio são necessárias para criar na população o hábito saudável de atividades físicas que é o principal objetivo deste evento”, afirma o Secretário.
Telêmaco Borba começou a participar desta competição em 2007, onde conquistou o título ao vencer o município cubano de Rafael Freire.
No segundo ano, chegou ao bi, derrotando San José da Colômbia. Em 2009 levou o tri superando a cidade de Villa Tunari da Bolívia.
E no ano passado chegou ao tetra, vencendo a cidade mexicana de Jilotepec.