Fateb-campeã estadual dos Jogos Colegiais no Futsal Classe "A"- |
As competições esportivas de 2011 promovidas pela Secretaria Especial de Esporte do Paraná (Jogos Escolares, Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Jogos Universitários) começam no próximo dia 20 e vão até 20 de novembro, em exatos seis meses ou 184 dias. “A necessidade de estruturação da nova secretaria obrigou-nos a concentrar o calendário, mas sem prejuízo para as competições. O número de dias na programação das disputas será o mesmo de sempre”, garante o secretário Evandro Rogério Roman.
Em todas as fases dessas competições vão participar aproximadamente 105 mil atletas, árbitros, técnicos e dirigentes. Esse número dobra com as etapas intraescolar e municipal, de responsabilidade dos colégios e municípios, para a seleção das equipes e atletas. “Se considerarmos o número total de pessoas envolvidas, contando até os familiares, por exemplo, serão mais de 500 mil participantes”, calcula o diretor de Esportes, Luís Antônio Costenaro, aproximando aos números divulgados em edições anteriores.
A maior das competições são os Jogos Escolares do Paraná, que começaram com as fases intraescolar e municipal, e seguem, já sob a organização do Governo do Estado, com as fases regional nos 32 núcleos regionais de Educação (NRE), a partir do dia 20 de maio, a macrorregional em oito sedes, de 16 a 21 de junho, e a fase final, de 2 a 10 de julho, este ano no Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa – a exceção do atletismo em Curitiba.
A média de participantes (alunos, técnicos, dirigentes e árbitros) na fase regional dos Jogos Escolares é superior a 50 mil pessoas nos 32 núcleos regionais de Educação. Na macrorregional a média é de 8.321 – entrando no cálculo as últimas sete edições. E na final participam mais de 10 mil pessoas.
Na fase final, ainda, além de Ponta Grossa, onde serão disputadas as modalidades de basquete, bocha (só para alunos com necessidades educacionais especiais – NEE), ciclismo, ginástica rítmica, goalball (só NEE), handebol, natação e xadrez, serão sedes os municípios de Carambeí (vôlei e vôlei de praia), Castro (futsal e tênis de mesa), Palmeira (futebol) e Tibagi (judô e taekwondo) – atletismo será em Curitiba.
Na fase final, ainda, além de Ponta Grossa, onde serão disputadas as modalidades de basquete, bocha (só para alunos com necessidades educacionais especiais – NEE), ciclismo, ginástica rítmica, goalball (só NEE), handebol, natação e xadrez, serão sedes os municípios de Carambeí (vôlei e vôlei de praia), Castro (futsal e tênis de mesa), Palmeira (futebol) e Tibagi (judô e taekwondo) – atletismo será em Curitiba.
Também com relação a sedes, houve duas mudanças nos Jogos Escolares do Paraná, uma na fase regional, no Núcleo Regional de Educação de Cascavel, em que Três Barras do Paraná substitui o município de Capitão Leônidas Marques na correalização com Boa Vista da Aparecida, e outra na macro, entrando Quedas do Iguaçu no lugar de Laranjeiras do Sul.
Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná são disputadas apenas as modalidades coletivas (basquete, futsal, futebol, handebol, vôlei e vôlei de praia) e mais as individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez, no ensino regular. Para os alunos com necessidades educacionais especiais só duas modalidades entram na fase regional: atletismo e futsal.
Essas mesmas modalidades serão disputadas na fase macrorregional, as exceções do atletismo e vôlei de praia, cujos classificados vão direto para a final. Também direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, no ensino regular. Os alunos especiais que entram direto na final são das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.
Vale lembrar que os Jogos Escolares são disputados entre colégios em duas classes, B (12 a 14 anos) e A (15 a 17 anos), menos o taekwondo (só na “A”), e nos dois sexos (feminino e masculino) – a exceção da ginástica rítmica (só feminino). Por outro lado, os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final classificam-se automaticamente para a disputa em seu município.
Diferente dos Jogos Escolares, entre escolas e colégios públicos e privados, os Jogos Abertos e Jogos da Juventude são disputados entre seleções municipais nas diversas modalidades. A diferença está na faixa etária dos competidores, com até 18 anos nos Jogos da Juventude e com mais de 18 nos Jogos Abertos, com algumas exceções.
Essa duas competições são realizadas em duas divisões, A e B, nas modalidades coletivas. Os municípios da Divisão A entram direto na fase final. Já os da Divisão B disputam uma classificação na fase regional, em oito sedes. Em cada edição, na fase final, é disputado também o acesso e descenso, substituindo os três últimos da “A” pelos três primeiros da “B”.
Nos Jogos Universitários do Paraná os atletas disputam só a fase final. É livre a inscrição de equipes pelas instituições de ensino superior públicas e privadas nas diversas modalidades, desde que filiadas à Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), parceira na organização. Os vencedores na maiorias das modalidades se classificam para as Olimpíadas Universitárias Brasileiras.
Os vencedores dos Jogos Escolares e dos Jogos Abertos do Paraná também disputam classificação para uma competição nacional, respectivamente, as Olimpíadas Escolares Brasileiras, nas duas faixas etárias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos), e Jogos Abertos Brasileiros
0 comentários:
Postar um comentário